Responsável: Professor Luiz Carlos de Sá Rocha | DVM; MSc.; PhD
Universidade de São Paulo | USP | Brasil
Vacinas
Vacinas para SarsCov-2 | COVID-19
O que é uma vacina?
O que não é uma vacina?
Vacinas e produção de imunidade. Quanto tempo demora?
Como é a resposta imunológica produzida por vacinas?
Porque quase sempre temos que tomar duas doses das vacinas?
Porque vacinas não são remédios?
Vacina é um agente terapêutico capaz de gerar no organismo de uma pessoa ou animal uma resposta imune capaz de inativar um agente infecioso específico (vírus, bactérias, etc.) e evitar a manifestação da doença causada por este microrganismo específico.
Medicamentos não são vacinas e nem vacinas são medicamentos. Uma vacina induz uma resposta no organismos dos seres humanos e animais, a resposta imune (ativação do sistema imunológico). Medicamentos tradicionais não induzem respostas imunes. Uma resposta imune desencadeada por vacinas demora entre 21 a 28 dias para criar imunidade no organismos após a primeira dose sendo esta resposta melhorada após 14 ou 21 dias em média, após a segunda dose chamada de reforço.
Medicamentos não são vacinas e nem vacinas são medicamentos. Uma vacina induz uma resposta no organismos dos seres humanos e animais, a resposta imune (ativação do sistema imunológico). Medicamentos tradicionais não induzem respostas imunes.
Uma resposta imune desencadeada por vacinas demora entre 21 a 28 dias para criar imunidade no organismos após a primeira dose sendo esta resposta melhorada após 14 ou 21 dias em média, após a segunda dose chamada de reforço.
A resposta imune produzida por uma vacina pode ser melhor ou pior que a resposta imune natural, ou seja, aquela produzida pelo agente patogênico (vírus, bactérias, etc.). É claro que o desejo dos cientistas é que esta resposta vacinal seja sempre igual ou melhor à natural mas nem sempre isso ocorre. A ideia básica é que a resposta vacinal previna a doença, o máximo possível pelo maior tempo possível.
Quase sempre temos que tomar duas doses das vacinas pois a primeira dose produz uma resposta boa tanto em qualidade quanto em temporalidade mas a segunda dose funciona como um reforço, melhorando muito a resposta. De boa para ótima!
Vacinas não são remédios / medicamentos. São agentes terapêuticos capazes de induzir uma resposta imune no organismo humano ou animal o que pode levar alguns dias. Medicamentos atuam quase que imediatamente após aplicação. Mudam respostas celulares (efeito terapêutico) mas não induzem respostas imunes não protegendo portanto o organismo humano ou animal com anticorpos específicos a um agente infeccioso.